Uma questão de estilo: investigando estilos de ensino de professores de L2 sob a perspectiva de estilos de aprendizagem

Maria da Glória Guará Tavares

Resumo


Este estudo investiga quais estilos de aprendizagem tendem a ser mais favorecidos pelos professores de L2, a relação entre os estilos de ensino dos professores de L2 e seus próprios estilos de aprendizagem, as reações dos alunos quanto a discutir sobre seus estilos de aprendizagem e as dificuldades encontradas pelos professores ao tentarem acomodar diferentes alunos. Os participantes foram oito professores dos cursos Extracurriculares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os dados foram coletados através de observação de sala de aula, questionários, uma sessão reflexiva e uma entrevista. Os resultados indicam que alunos extrovertidos e sinestésicos estão entre os mais favorecidos, os professores tendem a ensinar de acordo com seus próprios estilos de aprendizagem, os alunos estão abertos para discutir sobre seus estilos de aprendizagem e os professores identificam a carência de tempo para planejar aulas como uma das dificuldades ao tentarem acomodar diferentes aprendizes em sala de aula.

Palavras-chave


estilos de aprendizagem; estilos de ensino; ensino; equilíbrio

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15727

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons