O que raça/etnia tem a ver com o ensino de inglês como língua estrangeira?

Aparecida de Jesus Ferreira

Resumo


Este artigo examina a forma que alguns professores de EFL (Inglês como língua estrangeira) em uma cidade da região Sul do Brasil entendem e consideram o tema pluralidade cultural como um tema transversal e o assunto acerca de raça/etnia. Pluralidade cultural é um assunto importante porque o Brasil é uma sociedade diversa com uma tradição do mito da democracia racial. Neste artigo, minha argumentação principal é que a menos que os professores tenham uma compreensão adequada de assuntos relacionados à raça/etnia, assuntos relacionados à pluralidade cultural serão implementados inadequadamente nas escolas. Este artigo tem como base uma abordagem qualitativa de pesquisa. De acordo com os meus resultados a orientação dos professores com relação à pluralidade cultural tem uma tendência a estar associada com a celebração da diversidade no Brasil, do que desafiar e desconstruir o racismo existente na sociedade brasileira.


Palavras-chave


raça/etnia; ensino de língua inglesa; pluralidade cultura; teoria racial crítica.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15656

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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