Relendo a relação entre conhecimento enciclopédico e leitura
Resumo
O conhecimento do mundo (enciclopédico) é reconhecidamente um dos fatores que interagem no processo da produção de sentidos de textos. Este artigo1 busca, apoiado em pressupostos cognitivos e sociointeracionais, e com base em dados de pesquisa, compreender melhor a natureza do conhecimento do mundo que o leitor possui arquivado na memória e de sua relação com leitura. Resultando da inter-relação de processos cognitivos e interacionais, o processo da leitura apóia-se em grande parte no conhecimento do mundo do leitor. Um fator que pode facilitar a leitura é a disponibilidade, na estrutura cognitiva de quem lê, de idéias de apoio relevantes, estáveis, claras e suficientemente genéricas, permitindo, no entanto, a discriminação de conceitos. Ao final do artigo são feitas ponderações a respeito da prática da atividade de leitura em sala de aula, de acordo com a perspectiva teórica adotada.
Palavras-chave
conhecimento do mundo; conhecimento enciclopédico; leitura; abordagem cognitiva e sociointeracional
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15655
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.