Relendo a relação entre conhecimento enciclopédico e leitura

Niura Maria Fontana, Morgana Rossetti

Resumo


O conhecimento do mundo (enciclopédico) é reconhecidamente um dos fatores que interagem no processo da produção de sentidos de textos. Este artigo1 busca, apoiado em pressupostos cognitivos e sociointeracionais, e com base em dados de pesquisa, compreender melhor a natureza do conhecimento do mundo que o leitor possui arquivado na memória e de sua relação com leitura. Resultando da inter-relação de processos cognitivos e interacionais, o processo da leitura apóia-se em grande parte no conhecimento do mundo do leitor. Um fator que pode facilitar a leitura é a disponibilidade, na estrutura cognitiva de quem lê, de idéias de apoio relevantes, estáveis, claras e suficientemente genéricas, permitindo, no entanto, a discriminação de conceitos. Ao final do artigo são feitas ponderações a respeito da prática da atividade de leitura em sala de aula, de acordo com a perspectiva teórica adotada.

Palavras-chave


conhecimento do mundo; conhecimento enciclopédico; leitura; abordagem cognitiva e sociointeracional

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15655

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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