Tapando buracos em um projeto de formação continuada à distância para professores de LE: avanços apesar da dura realidade
Resumo
O artigo reporta problemas e avanços vivenciados durante o Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) para professores de língua estrangeira (LE) em onze escolas de uma instituição particular de ensino entre 2001 e 2003. O CAP teve por objetivo levar professores a refletirem sobre sua prática e a implementar mudanças em sala de aula em sintonia com a LDBEN e os PCN´s. Em três módulos de 18 semanas, os professores trabalharam individual e coletivamente durante 4 horas semanais. Materiais foram trocados entre a consultora-pesquisadora e os professores através do correio ou mala-direta. Videoconferências promoveram interação e reflexão coletiva entre professores de realidades de ensino muito diferentes. Apesar das dificuldades os resultados demonstram avanços. Os dados expõem as dificuldades, concepções e teorias que se refletem na prática. Implicações e sugestões a partir desta experiência de educação à distância são apresentadas, encorajando a continuidade de iniciativas similares para a capacitação desses docentes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15629
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.