Cartas de pedido de conselho: da descrição de uma prática de linguagem a um objeto de ensino

Vera Lúcia Lopes Cristóvão, Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, Elvira Lopes Nascimento, Simone Aparecida Malvar dos Santos

Resumo


Nosso trabalho apóia-se nas concepções didáticas do interacionismo sócio-discursivo, defendendo a construção de modelos didáticos de gêneros para fornecer aos professores de LE e de LM subsídios para elaborarem e/ou adaptarem atividades didáticas demonstrando, assim, que eles possibilitam avaliar a pertinência dos conteúdos e as capacidades de linguagem que podem ser desenvolvidas pelos alunos. Para a construção do modelo didático de gênero são necessárias uma análise do contexto de ensino e das capacidades de linguagem dos alunos, uma revisão dos conhecimentos dos experts e uma análise de um corpus de textos daquele gênero. Este trabalho apresenta em seus resultados a descrição do modelo didático do gênero carta de pedido de conselho.


Palavras-chave


gênero textual, língua estrangeira e língua materna

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15627

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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