Utilizando corpora de aprendizes para a investigação de aspectos discursivos, metodologias de ensino e design de materiais pedagógicos

Leonardo Recsky

Resumo


Este trabalho faz uma resenha de estudos sobre lingüística de corpus que foram conduzidos usandocorpora de aprendizes e suas aplicações para a compilação e elaboração de materiais didáticos para aprendizes de inglês como língua estrangeira. O texto descreve como os resultados obtidos de pesquisa sobre corpora de aprendizes em três áreas específicas, ou seja, características discursivas, padrões de co-ocorrência (colocações) e o tom interpessoal adequado, podem ser empregados com corpora especializados para criar materiais didáticos. Os impactos da área para a metodologia de ensino do inglês como língua estrangeira também são discutidos. Embora se defenda aqui o uso de corpora e programas de concordancing, no ensino da língua estrangeira, algumas restrições também são apresentadas.


Palavras-chave


corpora de aprendizes, material didático, metodologia de ensino, concordancing

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15623

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons