Utilizando corpora de aprendizes para a investigação de aspectos discursivos, metodologias de ensino e design de materiais pedagógicos
Resumo
Este trabalho faz uma resenha de estudos sobre lingüística de corpus que foram conduzidos usandocorpora de aprendizes e suas aplicações para a compilação e elaboração de materiais didáticos para aprendizes de inglês como língua estrangeira. O texto descreve como os resultados obtidos de pesquisa sobre corpora de aprendizes em três áreas específicas, ou seja, características discursivas, padrões de co-ocorrência (colocações) e o tom interpessoal adequado, podem ser empregados com corpora especializados para criar materiais didáticos. Os impactos da área para a metodologia de ensino do inglês como língua estrangeira também são discutidos. Embora se defenda aqui o uso de corpora e programas de concordancing, no ensino da língua estrangeira, algumas restrições também são apresentadas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15623
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.