Literatura e ensino de línguas nãomaternas: uma adequação necessária

Sergio Flores Pedroso

Resumo


Este artigo aborda a relação literatura-ensino de línguas não-maternas. Seu objetivo é apresentar uma proposta de trabalho didático com essa relação. Parte-se da premissa de que as diferentes abordagens da literatura na área não suprem as necessidades contemporâneas da especialidade: uma visão cultural das línguas nãomaternas e uma enunciação sobre bases textuais. Esses dois objetivos levam em consideração características específicas da literatura. O arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa é o compromisso ideológico desta pesquisa. Em relação ao ensino de línguas não-maternas, essa abordagem tem como ponto de partida o fato de que a língua materna é constitutiva do processo de aprendizagem. Tal assunção envolve o trabalho tradutório, justificado pela perspectiva relacional da teoria. Para ilustrar a proposta, é desenvolvido o trabalho com um recorte de romance em língua espanhola.


Palavras-chave


lingüística aplicada, análise do discurso, ensino de língua estrangeira, literatura, espanhol

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15622

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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