Estudo extra-classe na aprendizagem cooperativa de Línguas Estrangeiras através do computador
Resumo
O objetivo desta pesquisa é mostrar a importância do estudo extraclasse e da auto-instrução na aprendizagem do ensino de Línguas Estrangeiras (LE), especialmente usando o computador. Aprender é um ato individual e os professores sabem que o aluno ideal é aquele que é responsável por sua própria aprendizagem. Este estudo apresenta duas experiências de aprendizagem usando o computador. A primeira trata-se da aprendizagem autônoma e o uso de CD-Rom e outros programas. A segunda apresenta o uso da correspondência eletrônica na aprendizagem cooperativa, com objetivos de desenvolvimento da escrita, da compreensão e de trocas culturais. O estudo está fundamentado na metodologia qualitativa de pesquisa. Os dados foram coletados da seguinte forma: entrevistas com os estudantes envolvidos no processo, diário de classe, formulários de auto-avaliação, gravação dos diálogos em disquetes e observação do professor. Resultados indicaram a relevância do uso do computador/internet como forma de desenvolver o ensino e aprendizagem em LE.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15618
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.