A semeadura da palavra: fragmentos de poemas campesinos

Lucília Maria Sousa Romão, Soraya Maria Romano Pacífico

Resumo


Neste artigo, analisamos poemas produzidos por sujeitos com baixo grau de escolaridade, a saber, sujeitos que aprenderam a ler e a escrever fora do circuito da educação formal e, apesar disso, seus textos estabelecem um diálogo intertextual com textos consagrados; denunciam situações que estão “fora da ordem” e, também, marcam uma posição de resistência em relação a determinadosvalores caros à classe dominante. A análise destes poemas permite-nos dizer que, apesar da pouca escolaridade, estes sujeitos ocupam a posição de autor e possuem um grau de letramento comparado ao de sujeitos que passaram anos na escola.

Palavras-chave


letramento, autoria, ideologia

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15616

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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