Análise da orientação para produção de texto no livro didático como atividade de formação docente

Maria Augusta G. de M Reinaldo, Tatiana Fernandes San'ana

Resumo


Este artigo pretende descrever o saber conceitual sobre produção de texto apresentado por professoras em formação inicial e verificar a associação desse saber à prática de análise de material didático. Os dados são avaliações escritas sobre atividades de produção presentes em livros didáticos, realizadas em uma disciplina do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Os resultados da análise, com base no paradigma reflexivo, mostram que, apesar das dificuldades das professoras em formação quanto à aplicação do conceito de condições de produção de texto para avaliar atividades centradas na escrita como expressão do pensamento, é saliente o papel potencializador desse tipo de atividade para o desenvolvimento da competência de profissionais em formação.


Palavras-chave


formação docente, livro didático, produção de texto

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15615

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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