Organização tópica do texto e ensino de leitura

Clemilton Lopes Pinheiro

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de ensino de leitura a partir da noção de topicalidade como princípio de organização textual. A análise da organização tópica leva em consideração a identificação e delimitação de segmentos tópicos e dos procedimentos pelos quais esses segmentos se distribuem na linearidade do texto (organização linear) e se recobrem hierarquicamente conforme o grau de abrangência dos assuntos (organização hierárquica). O exercício de análise da organização tópica pode favorecer ao aprendiz o desenvolvimento da habilidade de reconhecer a organização de idéias nos textos que lê e a estruturá-las adequadamente nos textos que escreve.


Palavras-chave


leitura, organização tópica, texto

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v8i1.15608

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons