Metodologia sócio-interacionista em pesquisa com professores de línguas: revisitando Goffman
Resumo
Desde os anos cinqüenta, as perquirições sociológicas têm presenciado o desenvolvimento da Análise Interacional e sua importância para a Antropologia, Psicologia Social, Psiquiatria, Análise do Discurso e para a própria Sociologia. Centrado nos aspectos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Goffman, este ensaio apresenta a influência das teorias Goffmanianas sobre a Sociolingüística, uma vez que seus métodos são aplicados com base em vários tópicos que Goffman desenvolveu durante sua carreira acadêmica. Sobretudo, as ferramentas metodológicas da Sociolingüística, mais precisamente a sessão de grupo e a observação participante, são consideradas, neste ensaio, instrumentos confiáveis para a análise de fala espontânea em interações face-a-face com professores de línguas. Dado que a sessão de grupo e a observação participante são métodos úteis para investigar como a linguagem é usada na criação de significados dentro de contextos educacionais, este ensaio tenta sugerir algumas técnicas de pesquisa que investiguem como professores de línguas compreendem suas práticas docentes. Portanto, a primeira parte deste ensaio faz uma revisão sucinta dos principais trabalhos de Goffman, seguido de sua trajetória teórica, sua contribuição para a pesquisa em educação, algumas aplicações ao método da etnografia da escola e comentários finais.
Palavras-chave
ensino de línguas, sessão de grupo, observação participante, trabalho de campo, etnografia da escola, interação face-a-face
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v8i1.15606
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.