Teorias sobre a leitura e suas implicações para o processamento de textos lineares e hipertextos
Resumo
De acordo com algumas teorias sobre a leitura, a linearidade, a coesão textual bem como a organização textual são aspectos cruciais para o processamento da mensagem (Kintsch, 1998; Smith; 1994; Charney, 1994; Halliday & Hasan, 1976, entre outros). O que ocorre, então, quando os leitores se deparam com textos que não seguem tais padrões organizacionais, tais como os hipertextos? Podem estes textos gerar mais rupturas no processamento dificultando a compreensão? O propósito deste ensaio é apresentar uma breve análise em teorias sobre a leitura que envolvem o processamento de textos lineares e hipertextos, enfocando e refletindo sobre os pontos divergentes de seus pesquisadores.
Palavras-chave
Textos lineares, hypertextos, organização textual, cognição, processamento
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v7i2.15598
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.