Construções para + infinitivo: um motivo para repensar o ensino da gramática
Resumo
O estudo apresenta a concepção de categorização prototípica como importante fundamento teórico para a descrição das construções gramaticais sob o ponto de vista funcionalista, visando alcançar uma proposta alternativa de um ensino de gramática mais próximo do uso efetivo da língua. As construções para + infinitivo têm, na oralidade e na escrita, um alto rendimento comunicativo e exemplificam uma variedade de funções que se aproximam em diferentes graus da estrutura prototípica com valor semântico de finalidade. A análise dos dados mostra que em todos os contextos se podem depreender motivações funcionais que justificam o uso de cada um dos tipos de construção.
Palavras-chave
Funcionalismo, categorias prototípicas, construções para + infinitivo
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v7i2.15596
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.