A complexidade da passiva e as implicações pedagógicas do seu uso
Resumo
Este artigo discute a complexidade sintática, semântica e pragmática das orações passivas e questões a ela relacionadas, tais como a ocorrência da passiva em textos falados e escritos e as implicações pedagógicas do seu uso. Defende-se que a complexidade da oração passiva resulta do fato de que ela reverte a ordem natural de apresentação dos constituintes de uma oração ativa transitiva. Apesar disso, a motivação discursiva/pragmática para o uso da passiva é uma garantia de sua correta interpretação.
Palavras-chave
Passiva, Ordenação de Constituintes, Motivação Pragmática
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15514
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.