O título e sua função estratégica na articulação do texto

Renilson José Menegassi, Maria Izabel Afonso Chaves

Resumo


O título deve ser uma síntese precisa do texto, tendo uma função estratégica na articulação textual. Promover a habilidade de dar títulos adequados a textos é uma estratégia que auxilia na formação do leitor. Dessa forma, este artigo apresenta um experimento realizado com alunos do ensino médio, cuja tarefa era atribuir títulos a textos de outros autores a partir da sumarização de informações semânticas. Tendo por suportes teóricos os pressupostos da Psicolingüística, da Lingüística Textual e da Lingüística Aplicada, o experimento foi realizado em quatro etapas com a intenção de proporcionar aos alunos habilidades metacognitivas para o desenvolvimento intelectual em todas as áreas que requerem a interpretação textual a partir do resumo de informações. Os resultados do trabalho permitiram a elaboração de um quadro de critérios próprios para a avaliação de títulos produzidos em situação de ensino. Esses critérios orientam de forma objetiva a construção de títulos, além de permitir ao aluno uma melhor sumarização dos textos com os quais trabalha, possibilitando uma melhor compreensão e, até mesmo, uma interpretação do material de leitura.


Palavras-chave


ensino, leitura, sumarização, texto, título

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15510

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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