Jogos jogados em sala de aula: os registros de campo e sua interpretação

Rita de Cassia Tardin Cardoso

Resumo


Este texto apresenta dados coletados a partir de observações em salas de aulas em uma escola pública e em um instituto de língua inglesa em que as professoras utilizaram jogos como procedimentos para a aquisição de inglês como língua estrangeira. Patenteia-se aqui a necessidade de se avaliarem com mais reflexão outros procedimentos adotados em sala de aula no sentido de se interpretar o valor, o significado dessas escolhas metodológicas para o processo do ensinoaquisição de uma nova língua. Após observar ao longo de dois semestres várias aulas com jogos e analisar os dados coletados, chega-se à conclusão de que a interação, o envolvimento, o esforço na compreensão do significado, o clima de entusiasmo e de negociação entre os aprendizes e com o professor propiciados de maneira especial pelos jogos constituem fatores fundamentais na construção do conhecimento e no desempenho dos aprendizes.


Palavras-chave


jogos didáticos, segunda língua, aquisição

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v2i1.15498

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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