Jogos jogados em sala de aula: os registros de campo e sua interpretação
Resumo
Este texto apresenta dados coletados a partir de observações em salas de aulas em uma escola pública e em um instituto de língua inglesa em que as professoras utilizaram jogos como procedimentos para a aquisição de inglês como língua estrangeira. Patenteia-se aqui a necessidade de se avaliarem com mais reflexão outros procedimentos adotados em sala de aula no sentido de se interpretar o valor, o significado dessas escolhas metodológicas para o processo do ensinoaquisição de uma nova língua. Após observar ao longo de dois semestres várias aulas com jogos e analisar os dados coletados, chega-se à conclusão de que a interação, o envolvimento, o esforço na compreensão do significado, o clima de entusiasmo e de negociação entre os aprendizes e com o professor propiciados de maneira especial pelos jogos constituem fatores fundamentais na construção do conhecimento e no desempenho dos aprendizes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v2i1.15498
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.