Metodologia do ensino da gramática sob bases semióticas
Resumo
Nosso artigo contempla questões relacionadas com o domínio da língua materna, o papel da escola e do professor de português e os avanços da ciência lingüística refletidos na inadequação metodológica no ensino da leitura e da produção de textos. Buscamos, por um lado, focalizar os equívocos metodológicos que minimizam a importância de um trabalho multissígnico que estimule o desenvolvimento das quatro habilidades lingüísticas básicas: ouvir, falar, ler e escrever; e, por outro, incentivar o trabalho docente de pesquisa interativa em sala de aula. Em nossas pesquisas, vimos testando a eficiência dos subsídios teórios da Semiótica de Peirce como enriquecedora do estudo das linguagens em geral e da análise lingüística, em especial. Por fim, tentamos demonstrar, por meio de uma análise de texto, esquema de trabalho que vem sendo desenvolvido com êxito em turmas do 1° ao 4° graus de ensino.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v2i1.15494
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.