Pronominalização em inglês e português por alunos brasileiros: Dados transversais e longitudinais

Marília dos Santos Lima

Resumo


Este artigo trata do uso de it, zero e sintagma nominal definido nos contextos do pronome it na fala de alunos brasileiros aprendendo inglês como língua estrangeira.. Resultados de um estudo transversal (Lima 1993) com 64 informantes são comparados com dados de um estudo longitudinal que teve como informante uma brasileira aprendendo inglês na Grã-Bretanha. Os sujeitos do estudo transversal foram divididos em três grupos de proficiência. O estudo longitudinal inclui quinze horas de gravação entre a informante e um falante nativo de inglês.


Palavras-chave


inglês como língua estrangeira, aquisição da L2,anáfora

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v2i1.15491

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons