A construção do sistema consonantal por crianças falantes nativas de Espanhol

Bruna Ribeiro Viraqué, Carmen Lúcia Barreto Matzenauer

Resumo


O foco deste artigo está na descrição e análise da progressiva aquisição fonológica de contrastes entre as consonantes por crianças falantes nativas do espanhol. O corpus do estudo foi constituído pelos dados de 4 crianças, da cidade de Aceguá-Uruguai, acompanhadas por seis meses, na faixa etária de 1:6 a 2:1. A descrição e a análise dos resultados tiveram o suporte do modelo teórico de Princípios Fonológicos baseados em Traços, de Clements ([2005] 2009), por meio do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC), proposto por Lazzarotto-Volcão (2009). A aquisição fonológica por crianças uruguaias mostrou-se muito semelhante à das crianças brasileiras, apresentando-se aquelas, entretanto, mais precoces na emergência do contraste determinado pelo traço [±anterior] na classe das fricativas. O estudo revelou tendências gerais na aquisição fonológica e também propôs um ajuste na estrutura do PAC para dar conta da especificidade do inventário consonantal do espanhol em relação ao sistema do português. 


Palavras-chave


Aquisição fonológica; Traços distintivos; Sistema consonantal do espanhol.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21311

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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