A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade

Jéssica Gomes, Celeste Rodrigues

Resumo


Em português europeu, existem três sistemas de sibilantes: /s z s°° z°/, /s z/ e /s°° z°/. Neste artigo, analisa-se a escrita de crianças com desenvolvimento típico do segundo ano de Lisboa, Bragança, Canas de Senhorim e Mondim de Basto, que evidencia a existência de diferenças consideráveis no conhecimento fonológico das crianças observadas. Os resultados obtidos revelam uma taxa de sucesso decrescente na escrita das crianças: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, como reflexo da menor opacidade da ortografia do português para as crianças do Norte. Canas de Senhorim, na zona de confluência dos dialetos setentrionais e centro-meridionais, apresenta valores intermédios face às restantes localidades na escrita dos segmentos sibilantes. Para além de ser necessário para ajustar o ensino em cada região, o estudo da escrita de diversas regiões dialetais traz contributos relevantes para o estudo (socio)linguístico do português.

Palavras-chave


Aquisição fonológica; Consoantes sibilantes; Complexidade ortográfica; Aquisição da escrita.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21282

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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