O conhecimento do sistema fonológico e o ensinar a ensinar a ler: aspectos da formação (psico)linguística da professora alfabetizadora

Ana Cláudia de Souza, Letícia Junkes

Resumo


O sistema fonológico está na base da representação escrita das línguas cujo sistema de registro é alfabético. Por isso, seu conhecimento explícito e teórico é fundamental à professora alfabetizadora, uma vez que tal conhecimento é acionado e manipulado nos processos de aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Assumindo perspectiva psicolinguística, neste artigo nos dedicamos a explorar tal conhecimento para a formação das professoras alfabetizadoras. Quanto ao método, este estudo é bibliográfico. Na discussão proposta, consideramos os processos de leitura e escrita e algumas das implicações do conhecimento do sistema fonológico ao ensino e à aprendizagem na alfabetização de crianças típicas em português brasileiro.

Palavras-chave


Alfabetização; Sistema fonológico; Sistema de escrita alfabético; Formação do alfabetizador.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21281

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