Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadas

Celeste Rodrigues, Maria do Carmo Lourenço-Gomes

Resumo


Este artigo analisa dados longitudinais de escrita de vogais não acentuadas do português europeu, produzidos por crianças no 2º e 4º anos do Ensino Básico. Os dados foram extraídos do corpus EFFE-On, uma base de dados eletrónica de escrita e fala de crianças portuguesas nos anos iniciais de escolaridade. Os resultados mostram frequências distintas de formas ortográficas não convencionais para as vogais nas diversas posições da palavra, relacionadas com os processos de neutralização e de semivocalização. O desempenho observado na amostra é justificável, tendo em consideração o sistema fonológico e as suas manifestações fonéticas, em interligação com a grafia da língua e, ainda, com a prática docente.

Palavras-chave


Escrita infantil; Vogais; Redução vocálica; Formas ortográficas não convencionais; Corpus EFFE-On.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21270

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

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