Slam Poetry: entre os impasses da crítica e da criação

Paulo Eduardo Benites de Moraes, Patrícia Pereira Da Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir, à luz da crítica literária, a prática de leitura de poesia hoje. O recorte proposto em nossa discussão toma como foco de análise a leitura de poesia e sua abordagem crítica e analítica no contexto acadêmico das universidades brasileiras. Para tanto, traçamos um percurso metodológico que compreende os seguintes passos: 1) apresentar os impasses enfrentados pela crítica literária universitária, com especial atenção à poesia; 2) debater algumas das hipóteses mais recentes no que diz respeito à crítica de poesia; 3) pensar a crítica de poesia como prática situada. Neste último ponto, nossa ênfase recai na produção poética da periferia, sobretudo o slam poetry conduzido por mulheres, a partir da qual defendemos a hipótese de que ler poesia hoje demanda a inserção do (olhar) crítico no contexto social e cultural dos poetas, o que demanda uma expansão do ato de ler poesia para apreender questões que intercruzam o estético, o político e o ético.


Palavras-chave


Crítica; Leitura; Poesia Contemporânea; Periferia.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i1.20417

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