Discurso, Ensino e Tecnologias da Linguagem: Dicionários Online no Ensino de Língua Portuguesa

Ronaldo Adriano de Freitas

Resumo


No presente artigo, discorremos sobre o funcionamento dos dicionários online enquanto materialização das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de instrumentação linguística e defendemos seu uso em atividades de ensino, considerando que a observação dessas ferramentas linguísticas pode produzir conhecimentos acerca do funcionamento da linguagem. Para tal, destacamos o modo de funcionamento do buscador Google, que oferece entre suas funcionalidades a produção de recortes automatizados de fragmentos textuais que assumem a função de dicionarização de unidades lexicais. Pela análise desse funcionamento para a palavra-chave “uberização”, demonstramos a necessidade de que esses processos de dicionarização sejam contemplados nas práticas pedagógicas como forma de compreensão dos processos de produção de sentidos e de regularização das práticas linguísticas.


Palavras-chave


Dicionários Online; Ensino de língua portuguesa; Discurso.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20066

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ISSN (digital): 1983-2400

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