Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola: Dizeres Docentes e Sentidos de Formação Profissional
Resumo
Esta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise de discurso. 2. ed. rev. amp. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 2004.
ERNST-PEREIRA, Aracy et al. O Discurso Pedagógico: a presença do outro, Série Documental: Relatos de Pesquisa, n. 32, jul. 1996, p. 22. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001730.pdf.
ERNST-PEREIRA, Aracy; MUTTI, Regina Maria Varini. O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 817-833, 2011.
FARENZENA, Nalú. A emenda da obrigatoriedade mudanças e permanências. In Retratos da Escola v. 4, n. 7, p. 197-205, 2010.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O caráter singular na língua no discurso. Organon, Porto Alegre, v. 17, n. 35, p. 189-200, 2003.
FISS, Dóris Maria Luzzardi. Os processos de construção da autoria e do mal-estar docente numa escola pública estadual. 1998. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.
GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, 2005.
HERBERT, Thomas. Observações para uma Teoria Geral das Ideologias. RUA – Revista do Núcleo de Desenvolvimento da criatividade, Campinas, v. 1, n. 1, p. 63-90, 2015.
KOSIK, Karel. Reprodução espiritual e racional da realidade. In: KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
LAGGAZI, Suzy. Em torno da prática discursiva materialista. Organon, Porto Alegre, v. 30, n. 59, p. 85-100, 2015.
MITTMANN, Solange. Discurso e método: na pista de uma metodologia de análise. In: FERREIRA, M.C.; INDURSKY, F. Análise do Discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos, Claraluz, 2007. p. 153-162.
NARZETTI, Claudiana Nair Pothin. A formação do projeto teórico de Michel Pêcheux: de uma teoria geral das ideologias à análise do discurso. 2008. 191 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.
NÓVOA, António. Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1999.
ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. In: ORLANDI, Eni P.; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. Discurso e textualidade. 3. Ed. Campinas, SP: Pontes, 2015. p. 13-35.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2012.
ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
ORLANDI, Eni. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, v. 14, n. 61, p. 52-59, 1994.
ORLANDI, Eni. Exterioridade e ideologia. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 30, p. 27-33, 1996.
ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.
ORLANDI, Eni P. Michel Pêcheux e a Análise de Discurso. Estudos da língua(gem), Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 9-13, 2015.
ORLANDI, Eni P. Silêncios: presença e ausência. ComCiência, Campinas, n. 101, p. 1-5, 2008.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso – uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2010.
PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P. Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 1994. p. 55-66.
PÊCHEUX, Michel. O discurso – estrutura ou acontecimento. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 1997.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 1999. p. 49-57.
PÊCHEUX, Michel. Discurso e ideologia. In: PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. Ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009. p. 141-186.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas (1975). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso – uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2010. p. 163-252.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VIEIRA, Lucas Carboni. Entre luas e segredos, vozes e livros: sujeitos em conflito, sentidos em disputa. 2019. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
ZANDWAIS, Ana. Discurso, texto e sentidos: um olhar para além das heranças positivistas. Organon, Porto Alegre, v. 30, n. 59, p. 71-83, 2015.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20062
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.