Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola: Dizeres Docentes e Sentidos de Formação Profissional

Dóris Maria Luzzardi Fiss, Lucas Carboni Vieira

Resumo


Esta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras.


Palavras-chave


Formação de professores; Identidades docentes; Análise de discurso.

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise de discurso. 2. ed. rev. amp. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 2004.

ERNST-PEREIRA, Aracy et al. O Discurso Pedagógico: a presença do outro, Série Documental: Relatos de Pesquisa, n. 32, jul. 1996, p. 22. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001730.pdf.

ERNST-PEREIRA, Aracy; MUTTI, Regina Maria Varini. O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 817-833, 2011.

FARENZENA, Nalú. A emenda da obrigatoriedade mudanças e permanências. In Retratos da Escola v. 4, n. 7, p. 197-205, 2010.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O caráter singular na língua no discurso. Organon, Porto Alegre, v. 17, n. 35, p. 189-200, 2003.

FISS, Dóris Maria Luzzardi. Os processos de construção da autoria e do mal-estar docente numa escola pública estadual. 1998. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, 2005.

HERBERT, Thomas. Observações para uma Teoria Geral das Ideologias. RUA – Revista do Núcleo de Desenvolvimento da criatividade, Campinas, v. 1, n. 1, p. 63-90, 2015.

KOSIK, Karel. Reprodução espiritual e racional da realidade. In: KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

LAGGAZI, Suzy. Em torno da prática discursiva materialista. Organon, Porto Alegre, v. 30, n. 59, p. 85-100, 2015.

MITTMANN, Solange. Discurso e método: na pista de uma metodologia de análise. In: FERREIRA, M.C.; INDURSKY, F. Análise do Discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos, Claraluz, 2007. p. 153-162.

NARZETTI, Claudiana Nair Pothin. A formação do projeto teórico de Michel Pêcheux: de uma teoria geral das ideologias à análise do discurso. 2008. 191 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.

NÓVOA, António. Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1999.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. In: ORLANDI, Eni P.; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. Discurso e textualidade. 3. Ed. Campinas, SP: Pontes, 2015. p. 13-35.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2012.

ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, v. 14, n. 61, p. 52-59, 1994.

ORLANDI, Eni. Exterioridade e ideologia. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 30, p. 27-33, 1996.

ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

ORLANDI, Eni P. Michel Pêcheux e a Análise de Discurso. Estudos da língua(gem), Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 9-13, 2015.

ORLANDI, Eni P. Silêncios: presença e ausência. ComCiência, Campinas, n. 101, p. 1-5, 2008.

PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso – uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2010.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P. Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 1994. p. 55-66.

PÊCHEUX, Michel. O discurso – estrutura ou acontecimento. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 1997.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 1999. p. 49-57.

PÊCHEUX, Michel. Discurso e ideologia. In: PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. Ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009. p. 141-186.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas (1975). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso – uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2010. p. 163-252.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VIEIRA, Lucas Carboni. Entre luas e segredos, vozes e livros: sujeitos em conflito, sentidos em disputa. 2019. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

ZANDWAIS, Ana. Discurso, texto e sentidos: um olhar para além das heranças positivistas. Organon, Porto Alegre, v. 30, n. 59, p. 71-83, 2015.




DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20062

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons