As manifestações linguísticas e culturais na construção de uma cidadania global: o caso do ensino de português como língua adicional

Luciana Graça, Anabela Rato

Resumo


Este texto reflete sobre como poderão atividades didáticas sobre manifestações linguísticas e culturais, representativas da diversidade e da riqueza do mundo lusófono, contribuir para a construção de uma cidadania global, na aula de português como língua adicional. Para tal, e, depois de uma breve introdução, numa primeira secção de natureza mais teórica (secção 2), exploraremos o nosso objeto de estudo, inscrevendo-o no campo da educação, em geral, e no do ensino de línguas, em particular, e terminaremos esta secção com uma reflexão sobre a forma como uma abordagem pluricêntrica no ensino de português poderá contribuir para esse objetivo. Na secção seguinte (secção 3), apresentaremos algumas das atividades e alguns dos projetos realizadas, sob tal lógica de atuação, que consideramos terem sido importantes elementos para uma maior consciencialização, junto dos nossos alunos, sobre o reconhecimento e a valorização das diferenças, em distintos planos, no mundo lusófono.

Palavras-chave


Cidadania global; Português como Língua Adicional; Pluricentrismo

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19481

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