O ensino de Português como língua adicional em contexto universitário: por uma pedagogia crítica intercultural

Cristina Lopes Perna, Heloísa Orsi Koch Delgado

Resumo


Este trabalho, de cunho teórico-pedagógico, discorre sobre a relevância da língua portuguesa no Brasil e no mundo, por meio de dados estatísticos, e enfatiza o seu papel como língua adicional, como ponto de intercâmbio cultural e comercial, e de permuta econômica. Trata, num segundo momento, de conceitos sobre a educação para a cidadania global, e apresenta aquele utilizado na prática docente das autoras em contexto universitário, qual seja, o do incentivo à aprendizagem da convivência e cooperação local e global. Por último, discorre sobre a disciplina de Português como língua adicional para alunos internacionais cursando pós-graduação em uma IES do sul do país, ressaltando ações que buscam contribuir para o intercâmbio do pensamento científico crítico inserido em um ambiente plurilinguístico e multicultural.

Palavras-chave: Português como língua adicional. Educação para a cidadania global. Pedagogia crítica intercultural. Contexto plurilíngue e multicultural.


Palavras-chave


Linguística Aplicada; Português como Língua Adicional; Pedagogia Crítica Intercultural

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19355

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