O ensino de Português como língua adicional em contexto universitário: por uma pedagogia crítica intercultural
Resumo
Este trabalho, de cunho teórico-pedagógico, discorre sobre a relevância da língua portuguesa no Brasil e no mundo, por meio de dados estatísticos, e enfatiza o seu papel como língua adicional, como ponto de intercâmbio cultural e comercial, e de permuta econômica. Trata, num segundo momento, de conceitos sobre a educação para a cidadania global, e apresenta aquele utilizado na prática docente das autoras em contexto universitário, qual seja, o do incentivo à aprendizagem da convivência e cooperação local e global. Por último, discorre sobre a disciplina de Português como língua adicional para alunos internacionais cursando pós-graduação em uma IES do sul do país, ressaltando ações que buscam contribuir para o intercâmbio do pensamento científico crítico inserido em um ambiente plurilinguístico e multicultural.
Palavras-chave: Português como língua adicional. Educação para a cidadania global. Pedagogia crítica intercultural. Contexto plurilíngue e multicultural.
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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19355
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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