Língua portuguesa para refugiados e migrantes: quem ensina aprende e quem aprende ensina

Lovani Volmer, Pietra da Ros, Rosemari Lorenz Martins

Resumo


A linguagem é um dos principais instrumentos de mediação nos processos de apropriação da cultura e a palavra, polissêmica e dialógica, de acordo com Bakhtin (1999; 2003), traz marcas socioculturais e históricas que se fazem presentes no desenvolvimento psíquico, motor e emocional dos sujeitos. A língua é, pois, fator determinante para a inserção social e sinônimo de identidade. Nesse sentido, este estudo pretende discutir, a partir de vivências de acadêmicos de licenciatura em Letras em um projeto de extensão universitária, mais especificamente, nas oficinas de Língua Portuguesa para migrantes e refugiados, a importância da língua como acolhimento e na construção da identidade, além das contribuições à formação docente.

Palavras-chave


Português como língua adicional; Identidade; Extensão universitária; Formação de professores.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19347

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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