Português como Língua de Acolhimento (PLAc): transformando Não-lugares em Lugares no contexto das migrações forçadas
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Brasil torna-se o país com maior número de refugiados na América Latina. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2020/01/31/brasil-torna-se-o-pais-com-maior-numero-de-refugiados-venezuelanos-reconhecidos-na-america-latina/. Acesso em: 27 jul. 2020.
ANDRADE, Luiza Silva de. Stuck in a Non-place: Haitian migrants’ temporary settlement in Brazil and perceptions of time. 2013. 66 f. Dissertação (Mestrado em Social and Cultural Anthropology) – Sociale Wettenschappen Afdeling, Vrije Universiteit Amsterdam, Amsterdã, 2013.
AUGÉ, Marc. Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da Supermodernidade. (1992) Tradução: Maria Lúcia Pereira. Campinas: Editora Papirus, 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.
CAMPANO, Gerald. Immigrant Students and Literacy: Reading, Writing and Remembering. Nova York: Teachers College Press, 2007.
Instituto de Políticas Públicas en Derechos Humanos del Mercosur. Diagnóstico regional sobre migração haitiana instituto de políticas públicas en derechos humanos del mercosur. Disponível em: https://www.ippdh.mercosur.int/pt-br/publicaciones/diagnostico-regional-sobre-migracao-haitiana/. Acesso em: 29 jul. 2020.
MIRANDA, Yara Carolina Campos de; LÓPEZ, Ana Paula de Araújo. Considerações sobre a formação de professores no contexto de ensino de português como língua de acolhimento. In: Ferreira et al. (org.). Língua de Acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico, 2019. p. 17-40.
OLIVEIRA, Desirée de Almeida. A preparação de imigrantes haitianos para a produção da redação do ENEM. 2019. 293 f. Dissertação (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2019.
OLIVEIRA, Desirée de Almeida. A preparação de imigrantes haitianos para a produção da redação do ENEM. In: Ferreira et al. (org.). Língua de Acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico, 2019. p. 63-82.
PAPADOPOULOU, Maria; TSIOLI, Sofia; ANDROULAKIS, George. A cocriação de espaços seguros e coloridos através do aprendizado informal para crianças refugiadas. In: Ferreira et al. (org.). Língua de Acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico, 2019. p. 207-230.
RUANO, Bruna Pupatto; CURSINO, Carla. Multiletramentos e o Second Space no Ensino-aprendizagem de PLAc: da teoria à prática. In: Ferreira et al. (org.). Língua de Acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico, 2019. p. 41-62.
SOARES, Laura; TIRLONI, Larissa Paula. Literatura em projeto de ensino de Português como língua de acolhimento para imigrantes haitianos. In: Ferreira et al. (org.). Língua de Acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico, 2019. p. 83-102.
STAUDT, Taíse. Sou Diáspora: identidade e mobilidade nas memórias de haitianos no Brasil. 2018. 141 f. Monografia (Graduação em História). Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, 2018. https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1475
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19309
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.