Modelo evolucional de competências interculturais de alunos chineses de PLA: comunidade de aprendizagem em tandem para a era de Pós-Covid-19

Hanzi Zhang

Resumo


Dentro da estrutura de um projeto-piloto chinês-português, durante a pandemia de Covid-19, foi criado um espaço de “comunidade de aprendizagem” por meios telecolaborativos online, ou tandem, o qual resulta de uma experiência com sessões sucessivas em que os alunos chineses de PLA (Português Língua Adicional) interagem com alunos portugueses de chinês. Levando em conta o processo evolutivo a partir do etnocentrismo até ao relativismo (Bennett, 1993), propõe-se no presente trabalho, uma novidade, que é existência de uma linha de progressão que ilustra uma evolução multidimensional das competências interculturais, pela análise qualitativa dos dados coletados. A pesquisa qualitativa revela que, a evolução das competências interculturais é estruturada num modelo composto por cinco dimensões, nomeadamente o diálogo, a comunicação, a língua, a introspetiva e o relacionamento, com uma ênfase colocada nas relações interpessoais. O presente estudo procura assim perspetivar uma cidadania global e ao mesmo tempo localizada, com caraterísticas de He e Li de doutrina confuciana chinesa.

Palavras-chave


competências interculturais; comunidade de aprendizagem; alunos chineses; evolução; PLA.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19263

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