De língua de imigração a língua de estudo: caminhos para revitalização da cultura e da língua japonesa no âmbito paulista

Leiko Matsubara-Morales

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo revisar historicamente o ensino de língua japonesa no contexto paulista de língua de minoria asiática, partindo da perspectiva de seu ensino como Língua de Herança (LH) nas comunidades de japoneses e nipo-descendentes e também seu ensino como Língua Estrangeira (LE) em escolas públicas apresentando como ela está integrada à sociedade brasileira. Para isso, o artigo faz uma breve incursão sobre as intervenções do governo japonês, apresentando sucintamente as principais atividades de instituições como a JICA - Japan International Cooperation Agency e a Fundação Japão; situa a importância do ensino de uma língua asiática de minoria, como é o caso da língua japonesa no contexto universitário, e tece sugestões para uma nova agenda de políticas educacionais considerando os efeitos da tecnologia e da globalização.


Palavras-chave


Língua de Herança; Língua Estrangeira; Língua Japonesa; Ensino Público

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i4.18743

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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