Quando a língua portuguesa visita a Libras: explorando o design thinking e o contato entre línguas no Ensino Médio
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida por Ildebrand (2020). Busca-se descrever e apresentar uma ação de ensino concebida nas aulas de língua materna de alunos ouvintes do Ensino Médio de uma escola localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Assim, nas aulas de Língua Portuguesa (língua majoritária) oportunizou-se espaço e valorizou-se a Língua Brasileira de Sinais, Libras (língua minoritária). Alunos e professor foram mobilizados a delinear soluções para problemas relacionados à comunidade usuária da Libras a partir do contato com o design thinking, uma abordagem criativa, inovadora e colaborativa. Considera-se que o contato entre essas línguas pode ser um ponto de partida para promoção da interação entre surdos e ouvintes.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i4.18563
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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