“Agolaquena”: elementos para uma abordagem de formas complexas de discurso na enunciação de crianças autistas
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral I. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas, São Paulo: Pontes, 1988.
BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral II. Tradução de Eduardo Guimarães et al. Campinas, São Paulo: Pontes, 1989.
FERREIRA JÚNIOR, J. T. 2009. A dêixis pessoal nas interações mãe-bebê: a constituição do sujeito no processo de enunciação. 2009. 91 f. Dissertação de mestrado em Linguística. João Pessoa – PB: Universidade Federal da Paraíba.
FERREIRA JÚNIOR, J. T. 2014. A criança autista na/pela linguagem: da categoria de pessoa à singularidade do sujeito no processo de enunciação. 2014. 178 f. Tese de doutorado em Linguística. João Pessoa – PB: Universidade Federal da Paraíba.
FERREIRA JÚNIOR, J. T.; FLORES, V. do N.; CAVALCANTE, M. C. B. A teoria de Benveniste sobre a pessoalidade e seus desdobramentos na enunciação infantil. Revista Delta, v. 31, n. 2, p. 527-558, 2015. https://doi.org/10.1590/0102-44509841905164449
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 1986.
KANNER, L. Os distúrbios autísticos do contato afetivo. In: ROCHA, P. S. (Org.). Autismos. São Paulo: Editora Escuta, 1997[1943]. p. 111-170.
LAZNIK, M. C. A voz da sereia. Tradução de Cláudia Fernandes Rohenkol et al. Salvador: Ágalma, 2004.
LAZNIK, M. C. Rumo à fala: três crianças autistas em Psicanálise. Tradução de Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2011.
NORMAND, C. Convite à linguística. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
RÊGO BARROS, I. B. Da linguagem e sua relação com o autismo: um estudo linguístico saussureano e benvenistiano sobre a posição do autista na linguagem. 2011. 135 f. Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
RITVO, E. R. Autism: diagnosis, current research and management. New York: Spectrum, 1976.
TUSTIN, F. Autistic shapes. International Review Psycho-Analysis, v. 11, p. 279-290, 1984.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17644
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.