A tradução do ritmo em Henri Meschonnic a partir da teoria de Émile Benveniste

Marina Bento Veshagem

Resumo


Este trabalho apresenta o conceito de ritmo que embasa a teoria da tradução de Henri Meschonnic. O autor defende o ritmo na linguagem, diferente daquele visto como alternância regular entre tempos fortes e fracos, desvinculado da música e de uma métrica prévias. A definição que contribui para tal formulação de ritmo nasceu na redefinição etimológica do conceito feita por Émile Benveniste. Ele mostra como o ritmo tem em sua etimologia a forma, enquanto movimento no instante em que é tomado e, assim, ele pode tornar-se múltiplo. Dessa maneira, o ritmo poderá ser definido como a organização do sentido no discurso, que produz uma semântica própria, a significância. Renovada pelo programa do ritmo, a tradução, por sua vez, será entendida como uma maneira de agir sobre a linguagem.


Palavras-chave


ritmo; tradução; Henri Meschonnic; Émile Benveniste.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17636

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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