Bi/plurilinguismo e inter/transculturalidade no discurso institucional de uma “escola de encontro bicultural”

Robson Carapeto-Conceição

Resumo


O presente estudo de caso se refere às representações linguísticas manifestadas no discurso institucional de uma escola bilíngue espanhol-alemão na Venezuela. A instituição participa de uma investigação de base etnográfica sobre formas de comunicação transculturais em língua alemã e seus efeitos na construção da identidade do aprendiz bilíngue. A etapa da pesquisa, cujos resultados são discutidos nesse trabalho, consiste na análise crítica do discurso institucional pedagógico publicado na homepage da escola, no espaço dedicado à apresentação de seu perfil e ideais. Ao conhecermos melhor os valores e ideologias embasadores de seu trabalho à luz da Análise Crítica do Discurso, as representações sociais acerca do plurilinguismo que permeiam o corpus estudado serão identificadas e será avaliado de que modo elas se relacionam entre si, a fim de identificar as fronteiras e os substratos ideológicos em que a instituição enquadra a sua proposta de educação bicultural.

Palavras-chave


Representação linguística, plurilinguismo, educação bilíngue, alemão como língua adicional

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17347

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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