A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem: (in)congruências teórico-metodológicas
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
LINO DE ARAÚJO, D. Enunciado de atividades e tarefas escolares: modos de fazer. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BARTON, E. Linguistic discourse analysis: how the language in texts works. In: BAZERMAN, C.; PRIOR, R. (Eds.) What writing does and how it does it: An introduction to analyzing texts and textual practices. Mawhaw, NJ: Lawrence Erlbaum, 2004, p. 57-82.
BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise Linguística: afinal, a que se refere?. São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em 30 mar. 2019.
BLOOM, B. et al. Taxonomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1983.
FARIAS, S. A.; BORTOLANZA, A. M. E. Concepção de mediação: o papel do professor e da linguagem. Revista Profissão Docente, v. 13, n. 29, 2013.
FIGUEIREDO, F. J. Q. Vygotsky: a interação no ensino e aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019.
FRIEDRICH, J. A formação dos conceitos na criança. In: FRIEDRICH, J. Lev Vigotski - Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, p. 77-98.
FRIEDRICH, J. A. O aporte específico da escola. In: FRIEDRICH, J. Lev Vigotski - Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, p. 99-118.
MENDONÇA, M. A. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.; (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
OLIVEIRA, R. M. Linguística funcional centrada no uso e no ensino. In: CASSEB-GALVÃO, V.; MOURA NEVES, M. H.; (Org.). O todo da língua: teoria e prática do ensino de português. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
SILVA, L. A. Por um ensino produtivo de gramática. In: CASSEB-GALVÃO, V.; MOURA NEVES, M. H.; (Org.). O todo da língua: teoria e prática do ensino de português. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
TÍLIO, R. A Base Nacional Comum Curricular e o contexto brasileiro – Prefácio. In: GERHARDT, A. F.; AMORIM, M. A. (Orgs.). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. 1 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.
TRAVAGLIA, L. C. Que análise linguística operacionalizar no ensino de Língua Portuguesa? In: TAGLIANI, D. et. al. (Org.). Anais do II Seminário Nacional sobre Linguística e Ensino de Língua Portuguesa – O ensino de Língua Portuguesa no séc. XXI: desafios e possibilidades. Rio Grande, RS: FURG, 2010. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2019.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17277
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.