Letramento acadêmico e formação do professor de língua materna: um estudo de caso em um curso de letras
Resumo
O objetivo deste estudo é, por meio da análise de pressupostos teóricos e empíricos referentes ao desenvolvimento de capacidades de leitura e de escrita, investigar os processos de letramentos acadêmico-científicos vinculados à formação inicial do professor de língua materna. Para isso, focaliza-se a pesquisa da temática nas experiências de discentes das fases finais do Curso em Letras, Português e Espanhol, Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Justifica-se o exame pela importância da reflexão acerca de como os professores em formação incorporam-se ao ambiente de práticas sociais situadas em sua área do saber. Os resultados da análise demonstram que: os sujeitos partícipes da investigação apresentam participação periférica legítima como aprendizes, pelas práticas letradas na tríade ensino-pesquisa-extensão; a práxis acadêmica possibilita-lhes a inserção proficiente em comunidades educacionais; os letramentos colaboram tanto à apropriação dos conhecimentos linguístico-pedagógicos quanto à construção de saberes teórico-práticos nos componentes curriculares do Curso.
Palavras-chave
Linguística Aplicada; Formação Inicial; Letramentos Acadêmico-científicos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17148
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.