Letramento acadêmico e formação do professor de língua materna: um estudo de caso em um curso de letras

Márcia Adriana Dias Kraemer, Ramunielly Bonatti Longaretti

Resumo


O objetivo deste estudo é, por meio da análise de pressupostos teóricos e empíricos referentes ao desenvolvimento de capacidades de leitura e de escrita, investigar os processos de letramentos acadêmico-científicos vinculados à formação inicial do professor de língua materna. Para isso, focaliza-se a pesquisa da temática nas experiências de discentes das fases finais do Curso em Letras, Português e Espanhol, Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Justifica-se o exame pela importância da reflexão acerca de como os professores em formação incorporam-se ao ambiente de práticas sociais situadas em sua área do saber. Os resultados da análise demonstram que: os sujeitos partícipes da investigação apresentam participação periférica legítima como aprendizes, pelas práticas letradas na tríade ensino-pesquisa-extensão; a práxis acadêmica possibilita-lhes a inserção proficiente em comunidades educacionais; os letramentos colaboram tanto à apropriação dos conhecimentos linguístico-pedagógicos quanto à construção de saberes teórico-práticos nos componentes curriculares do Curso.

Palavras-chave


Linguística Aplicada; Formação Inicial; Letramentos Acadêmico-científicos.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17148

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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