Discurso acadêmico: a regulação do poder disciplinar e do panóptico
Resumo
O objetivo deste trabalho é observar a operacionalização do poder disciplinar e do panóptico nas práticas que perfazem o discurso acadêmico atual. Para tal, emprega-se uma metodologia genealógica, conforme direção proposta por Foucault (1979), por meio da análise dos sistemas de métricas acadêmico e científicas do banco de dados Google Acadêmico e do índice H, ambos marcadores acadêmicos de produtividade. Os resultados apontam que os princípios da visibilidade e da inverificabilidade do panóptico são usados como ferramentas disciplinares do pesquisador, colocando-o como uma peça, um corpo dócil na maquinaria de produção da academia, cuja função produtiva é a publicação de textos científicos.
Palavras-chave
Poder disciplinar; Panoptismo; Discurso acadêmico; Sistema de métricas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17146
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.