Discurso acadêmico: a regulação do poder disciplinar e do panóptico

Beatriz Gil, Fernanda Correa Silveira Galli

Resumo


O objetivo deste trabalho é observar a operacionalização do poder disciplinar e do panóptico nas práticas que perfazem o discurso acadêmico atual. Para tal, emprega-se uma metodologia genealógica, conforme direção proposta por Foucault (1979), por meio da análise dos sistemas de métricas acadêmico e científicas do banco de dados Google Acadêmico e do índice H, ambos marcadores acadêmicos de produtividade. Os resultados apontam que os princípios da visibilidade e da inverificabilidade do panóptico são usados como ferramentas disciplinares do pesquisador, colocando-o como uma peça, um corpo dócil na maquinaria de produção da academia, cuja função produtiva é a publicação de textos científicos.

Palavras-chave


Poder disciplinar; Panoptismo; Discurso acadêmico; Sistema de métricas.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17146

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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