Discursos de orientadores brasileiros e franceses no e sobre o feedback aos textos de seus mestrandos e doutorandos: um olhar sobre critérios e expedientes em torno da apropriação da palavra de outrem na escrita acadêmica
Resumo
A inserção de estudantes no mundo social e discursivo das instituições de ensino superior pressupõe a significação, por parte desses novos membros, das normas sociais de uso da linguagem em práticas em que os gêneros acadêmicos são atualizados. Entre os conhecimentos necessários para essa inserção, recorto, neste trabalho, aqueles que se referem ao uso do discurso de outrem na escrita de textos acadêmicos em textos produzidos no âmbito do mestrado e do doutorado. De modo específico, busco examinar, em entrevistas e em intervenções feitas nos textos de mestrandos e doutorandos, as visões de professores franceses e brasileiros sobre como seus orientandos constroem, no texto, sua relação com a palavra de outrem.
Palavras-chave
Escrita acadêmica; Letramento; Feedback.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17142
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.