A produção escrita de artigo no contexto acadêmico: as contribuições da abordagem Sistêmico-Funcional
Resumo
Este artigo investiga em que medida a abordagem linguística sistêmico-funcional, em interface com a sociorretórica, se aplica em textos produzidos pelas áreas de Humanidades e Ciências da Natureza e Matemática. O corpus de análise é composto por artigos acadêmicos produzidos por alunos afiliados a diferentes áreas do conhecimento matriculados em uma disciplina de pós-graduação com foco em letramento acadêmico. Os principais resultados obtidos demonstram que: a) a estratégia retórica mais expressiva nos artigos analisados é a citação de pesquisas prévias, buscando o respaldo de outros estudos relacionados com o tema investigado para desenvolverem suas próprias pesquisas; b) enquanto a área de Ciências Humanas parece valorizar a explicação dos objetivos, justificativa, relevância e escopo geral do trabalho, apontando para generalizações acerca dos resultados encontrados, as Ciências da Natureza e Matemática priorizam a avaliação das contribuições e implicações teóricas dos resultados encontrados na pesquisa para a área, bem como os impactos do estudo e aplicação dos seus resultados na realidade social.
Palavras-chave
Abordagem Sistêmico-Funcional; Sociorretórica; Gênero Acadêmico Artigo.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16675
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.