A dimensão interdiscursiva do dizer na escrita científica: o diálogo com a palavra de outrem em artigos científicos de jovens pesquisadores
Resumo
Considerando que os pesquisadores podem desenvolver maneiras sutis e complexas de elaborar as palavras dos outros (BAZERMAN, 2011) na escrita de textos acadêmico-científicos, pretendemos examinar, neste trabalho, formas de diálogo com as palavras de outrem na escrita de artigos científicos produzidos por jovens pesquisadores. Fundamentados em pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin acerca da abordagem dialógica da linguagem e em trabalhos que discutem a escrita acadêmico-científica, analisamos um corpus composto por 10 artigos científicos produzidos por estudantes de mestrado. Os resultados indicam que, no processo de apropriação da escrita científica pelo jovem pesquisador, o diálogo com a palavra de outrem, em sua dimensão interdiscursiva, revela-se marcado, de maneira acentuada, por práticas citacionais com arranjos que, no plano da forma e do conteúdo, nem sempre são considerados aceitáveis do ponto de vista das convenções acadêmico-científicas.
Palavras-chave
Dimensão interdiscursiva; Escrita científica; Jovens pesquisadores.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16671
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.