O Gênero mapa mental e o letramento do professor de línguas

Luciane Sturm

Resumo


A formação universitária do professor de línguas apresenta-se como um desafio. Em um curto período, os indivíduos necessitam reconstruir sua identidade, reafirmando-se como professor autônomo e letrado. O desenvolvimento do letramento do professor sofre influências e está sempre vinculado, de alguma forma, aos gêneros de texto que circulam dentro e fora do ambiente acadêmico. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar, descrever e argumentar a favor do uso do mapa mental (BUZAN, 1995) como instrumento de aprendizagem ao longo da formação em Letras, considerando suas potencialidades para o desenvolvimento da cognição, da criatividade e do letramento do indivíduo. O texto está apoiado nos estudos sobre letramento de Street (1984, 1995, 2008, 2009, 2010), Mattos (2014), Terra (2013). Também, é descrita uma proposta pedagógica para uso dos mapas mentais, apresentando três modelos de interação, que visam à reflexão e à análise das produções pelos próprios acadêmicos.

Palavras-chave


Mapa mental; Professor de línguas; Letramento.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16667

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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