Desenvolvimento de jogo digital educacional no RPG Maker MV para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de ortografia da Língua Portuguesa

Fabio Nunes Assunção, Nukácia Meyre Araújo

Resumo


Relato do desenvolvimento de um jogo digital, a ser utilizado como recurso didático para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de ortografia. A fundamentação teórica baseia-se nos estágios de aquisição da escrita (MOREIRA, 2009) e na relação entre letras e sons (MORAIS, 2008). O conteúdo didático do jogo foi elaborado em conjunto com uma professora de Língua Portuguesa e o jogo digital foi desenvolvido através do software RPG Maker MV. Os dados foram coletados através de sessões de jogos e de entrevistas com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza/CE. A análise dos dados preliminares mostrou que o jogo digital foi bem aceito pelos alunos. Os dados mostram também uma série de aspectos que precisam ser aprimorados para a próxima versão do jogo digital educacional, como a dificuldade e a diversidade dos conteúdos e a interação entre o jogador e os elementos do próprio jogo.

Palavras-chave


Jogo digital; Ensino-aprendizagem; Ortografia

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16464

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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