Uma proposta de matriz de avaliação de jogos digitais para o ensino-aprendizagem-uso de língua adicional

Kyria Rebeca Finardi, Gicele Vergine Vieira, Roberta Gomes Leão

Resumo


Este estudo partiu do pressuposto de que a incorporação de tecnologias na educação tem que ser associada a práticas pedagógicas que efetivamente favoreçam o aprendizado para propor uma matriz de avaliação de jogos para o ensino-aprendizado-uso de L. Onze parâmetros foram propostos e testados por meio de um levantamento de jogos digitais disponíveis online. O estudo foi conduzido em duas etapas: a primeira preocupou-se com a proposição da matriz e a segunda com a testagem dos parâmetros propostos por ela. Os resultados do estudo sugerem que a matriz proposta representa um auxílio relevante para professores, aprendizes e usuários de L2 uma vez que reflete pressupostos importantes que subjazem a aquisição e o uso de uma L2, bem como fornece subsídios para seleção de aplicativos que atendam aos objetivos educacionais almejados.


Palavras-chave


matriz de avaliação, jogos digitais, ensino-aprendizado-uso de L2

Texto completo:

PDF

Referências


CASOTTI, J; FINARDI, K. R. Abordagens Inclusivas No Ensino De Línguas: Desafios Para A Formação Docente. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 10, p. 63-76, 2016.

DA SILVA, C. M. DE SIQUEIRA; VIEIRA, G. V. Gamificação e ensino-aprendizagem de Matemática. Trabalho de conclusão de curso de especialização lato sensu. Instituto Federal Catarinense, Câmpus Camboriú, 2018.

FEUERSTEIN, R. Teoria de la modificabilidad cognitiva estructural. In: Es modificable la inteligencia? Madrid: Bruño, p. 11-23, 1997.

FEUERSTIEN, R. Feuerstein, S. Mediated Learning Experience: a theoretical review. In: Mediated Learning Experience (MLE): theoretical, psychosocial and learning implications. London: Freud Publishing House Ltd., p. 3-51, 1994.

FINARDI, K. R. Current Trends in ELT and Affordances of the Inverted CLIL Approach. Studies in English Language Teaching, v. 3, p. 326-338, 2015.

FINARDI, K. R; LEAO, R. G; AMORIM, G. B. Mobile Assisted Language Learning: Affordances and Limitations of Duolingo. Education and Linguistics Research, v. 2, p. 48-65, 2016.

FINARDI, K. R; PREBIANCA, G. V. V.; SCHMITT, J.; ANDRADE, D. F. Technology, English Language Teaching and Internationalization at a Crossroad: Insights from the Analysis of a Virtual Learning Environment In Brazil. In: International Conference of Education, Research and Innovation, 2014, Sevilha. ICERI2014 Proceedings. Madri: IATED, 2014. v. 1. p. 1-12.

FINARDI, K. R; PREBIANCA, G. V. V; SCHMITT, J. English distance learning: possibilities and limitations of MEO for the Flipped Classroom. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 181-208, 2016.

FINARDI, K R; TYLER, J. The Role of English and Technology In The Internationalization of Education: Insights From The Analysis of Moocs. In: 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015, Barcelona. Edulearn15 Proceedings. Barcelona: IATED, 2015. v. 1. p. 11-18.

GARCIA, S. C. A Linguagem em Jogo: Uma Análise da Produção Acadêmica Nacional Sobre a Gamificação no Ensino de Línguas. Hipertextus Revista Digital, vol. 17, p.18-32, 2017.

KIM, H; KWON, Y. Exploring smartphone applications for effective mobile-assisted

language learning. Multimedia-Assisted Language Learning, v. 15, n. 1, p. 31-57, 2012.

LEFFA, V. J. Nem tudo o que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia, v. 12, n. 12 (2), 2006.

MENDES, A. R. M; FINARDI, K. R. Linguistic Education Under Revision: Globalization and EFL Teacher Education in Brazil. Education and Linguistics Research, v. 4, p. 45-64, 2018.

PAIVA, V. L. M. O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. Disponível emhttp://www.veramenezes.com/techist.pdf, acesso em maio 2017.

PEREIRA, R.; DOS SANTOS, M. (2015). Literatura, sociointeracionismo e gamificação: diálogos interdisciplinares a partir de objeto de aprendizagem digital. Sociopoética-Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, v. 1, n. 13, 2015.

PORCINO, M. C.; FINARDI, K. R. WEBQUESTS PARA A ENSINAGEM DE INGLÊS: ANÁLISES E CONTRIBUIÇÕES. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). Metodologia WebQuest na Educação: teoria e práticas pedagógicas. 1.ed. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2015, p. 171-202.

PREBIANCA, G. V. V.; SANTOS JÚNIOR, V. P. D; FINARDI, K. R. Analysis of an educational software for language learning: insights from the Theory of Structural Cognitive Modifiability and Human-Computer Interaction. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 30, p. 95-114, 2014.

PREBIANCA, G. V. V.; VIEIRA, M. F. V.; FINARDI, K. R. Instrução gramatical na era da tecnologia: investigando diferentes abordagens para o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio Integrado. Signum: Estudos da Linguagem, v. 17, p. 181-214, 2014.

ROSELL-AGUILAR, F. State of the App: A Taxonomy and Framework for Evaluating Language Learning Mobile Applications. CALICO Journal, v. 34, n. 2, 2017.

TYLER, J. R. Inglês, Tecnologia e Internacionalização da Educação Superior: Evidências e Reflexões a Partir da Análise de MOOCS. 84p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2016.

VIEIRA, G.; FINARDI, K. R. (2018). The Case of EFL: Does Technology Lead to Learning? Raído, Dourados, MS, v. 12, n. 30, jul./dez. 2018, ISSN 1984-4018, p. 197-210.

WEISSHEIMER, J.; BRAGA, I. P. S. Aplicativos Digitais Móveis nas Aulas de Inglês: Efeitos da Gamificação na Aprendizagem e na Motivação dos Aprendizes. Hipertextos Revista Digital, v. 16, p. 91, 2017.




DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16288

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons