No Tempo das Sobrevivências: investigações acerca da relação dialética entre os conceitos de memória e de história
Resumo
Trago para discussão a interlocução entre as produções de Georges Didi-Huberman, Aby Warburg e Walter Benjamin no que se refere às sobrevivências de uma transmissão. Por uma análise que guarda afinidades com uma lógica do desvio, procuro elaborar a respeito dos diversos sentidos do tempo, que aqui tomam forma através das alegorias da linha e da serpente. Para tanto, me utilizo das conceitualizações que se colocam em relação a uma memória e uma história, sustentando nos avessos desta mediação a reflexão sobre as possibilidades de ressignificação de uma narrativa, a partir de uma dimensão dialético-temporal a ela inerente. Nesta discussão, o processo de tradução toma importância por remeter a algo do incapturável de uma imagem – e, em função desta condição, permitir preservar a interpretação de quaisquer desígnios que se pretendam definitivos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGAMBEN, G. Por uma Ontologia e uma Política do Gesto. In: Caderno de Leituras, n. 76. Versão digital. Belo Horizonte: Editora Chão da Feira, 2018.
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, W. Sobre Alguns Temas em Baudelaire. In: Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, W. A Tarefa do Tradutor. In: A Tarefa do Tradutor, de Walter Benjamin: Quatro Traduções Para o Português. 1. ed. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2008.
BENJAMIN, W. Paris: Capitale du XIXe Siécle. 15. ed. Paris: Petite Collection, 2015.
CASSIN, B. Jacques, o Sofista. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
CASTRO, E. V. Metafísicas Canibais. 1. ed. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
DERRIDA, J. La Différance. In: Bulletin de la Société Française de Philosophie. 1. ed. Paris: Societé Française de Philosophie, 1968.
DIDI-HUBERMAN, G. L’Image Survivante. 1. ed. Paris: Les Éditions de Minuit, 2002.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante da Imagem. 1. ed. São Paulo: editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, G. Que Emoção! Que emoção? 1. ed. São Paulo: editora 34, 2016.
DIDI-HUBERMAN, G. Através dos desejos. In: Levantes. 1. ed. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.
FOUCAULT, M. História da Loucura. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1972.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. 29. ed. Porto Alegre: Editora Vozes, 2014.
FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito: curso dado no Collège de France. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
GAGNEBIN, J. M. Lembrar, Escrever, Esquecer. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2006.
HESÍODO. Teogonia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2001.
LACAN, J. Função e Campo da Fala e da Linguagem. In: Escritos. 1. Ed (reimpressão). Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
LIMA, J. G.; BAPTISTA, L. A. Itinerário do Conceito de Experiência na Obra de Walter Benjamin. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), Natal, v. 20, n. 33, p. 449-484, 2013.
LOWENTAL, D. The Past is a Foreign Country. Versão revisitada. New York: Cambridge University Press, 2015.
MICHAUD, P. A. Aby Warburg e a imagem em movimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
MOLDER, M. F. A escada, o raio e a serpente. In: Cerimónias. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Chão da Feira, 2017.
PROUST, M. Em Busca do Tempo Perdido: No Caminho de Swann. 4. ed. Biblioteca Azul, 2016.
ROSSI, P. O Passado, a Memória, o Esquecimento: seis ensaios da história das ideias. 1. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2007.
VEYNE, P. Como Se Escreve a História e Foucault Revoluciona a História. 4. Ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.
WARBURG, A. Atlas Mnemosyne. Obra atualmente em The Warburg Institute, Londres, 1924-29.
WARBURG, A O Nascimento de Vênus e a Primavera de Sando Botticelli. In: Histórias de Fantasma para Gente Grande. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i2.16270
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.